Como saber se estou cobrando certo?

Você está levando em conta todos os fatores na formatação do seu orçamento?


Como precisei lá atrás de ajuda em relação a isso!

Fiquei mais de 3 anos da minha vida orçando errado, muitas vezes pagando para trabalhar, ou somente girando.

Já me perdi em relação ao preço x valor do meu serviço, já fiz levantamentos errôneos de custos sem incluir corretamente, por exemplo, os impostos; já negociei muito errado com clientes em relação ao orçamento e forma de pagamento, enfim... Cada negócio tem sua especificidade e sua estratégia, porém é necessário ter bem claro seu custo real envolvendo toda a operação, além da atual relação do mercado (concorrentes) / consumidor, e sua margem de contribuição. Quem quiser pode disponibilizar o email abaixo e receber uma planilha que me ajudou muito. Não fui eu quem fiz, é de uma empresa de pricing chamada SimTax (na lateral esquerda da planilha tem um tutorial explicativo).

Agora, para mim, o importante é ter na cabeça 3 grandes fatores na formação do seu preço: os fatores internos da empresa (impostos, custos, taxas, comissão, etc... a planilha pode ajudar nisso), os fatores externos (o que os seus maiores concorrentes têm oferecido, qual a qualidade do serviço/produto, preço, aceitação do público, relacionamento, estrutura que oferecem, qual o tipo público que eles atendem etc...) e sua estratégia de mercado.

Essa última é igualmente importante. Posso querer lançar no mercado um produto/serviço baseado na estratégia de preço e/ou valor. Muito importante desenhar isso, pois será como você ficará conhecido no mercado: aquele "bom e barato", "caro mas valeu a pena", "surpreendeu", ou o lado negativo dessas 3 afirmações.




226 visualizações